O retargeting é uma excelente estratégia de marketing digital quando fala-se em reengajar usuários e aumentar conversões de forma significativa. Essa abordagem utiliza de dados específicos que foram coletados durante a jornada do usuário, para desenvolver campanhas direcionadas que impactam as pessoas no momento mais adequado, aumentando a relevância do conteúdo.
Nesse texto, você entenderá como aumentar as conversões no seu aplicativo por meio de estratégias bem segmentadas e eficientes, ao mesmo tempo que otimiza a jornada de compra do usuário,
Primeiro vamos entender o que é retargeting personalizado?
É uma estratégia que consiste em alcançar usuários que já viram ou interagiram com seu website, aplicativo ou de alguma presença digital da sua marca. Assim, existe uma oportunidade de converter usuários que não se tornaram clientes na primeira interação, podendo aumentar as taxas de conversão em até 150%.
Existem duas principais atuações do retargeting: a baseada em pixels, que com base nos cookies incorporados no navegador, ele sinaliza para as plataformas de redirecionamento, para veicular anúncios personalizados com base na atividade no site; e o retargeting baseado em listas, que utiliza uma lista de contatos para direcionar os indivíduos.
Porque o retargeting funciona?
A resposta é simples: o retargeting alinha os objetivos das campanhas publicitárias às necessidades e comportamentos específicos dos usuários. Essa personalização traz resultados tangíveis que podem transformar a performance de um aplicativo. Veja:
Aumento da relevância
Alguns estudos indicam que os consumidores têm 70% mais de probabilidade de converter em um anúncio mais relevante. Ao personalizar a entrega para o momento mais adequado à jornada do usuário, utilizando uma mensagem bem segmentada e impactante, o impacto do seu anúncio aumenta e você aumenta a sua taxa de conversão.
Redução do Custo por Aquisição (CAC).
Um dos desafios dos desenvolvedores de apps é o alto custo de aquisição dos novos usuários. Entretanto, o retargeting também pode ser uma alternativa para solucionar esse problema. Reconquistar um usuário é geralmente mais econômico do que adquirir novos, especialmente quando não existe a necessidade de adquirir novos dados, você vai apenas reutilizá-los.
Melhora na retenção.
O retargeting personalizado não apenas atrai usuários de volta, mas também reforça o valor do aplicativo. A retenção de usuários pode aumentar em até 25% quando campanhas de reengajamento são bem executadas. Para isso, você pode, por exemplo, usar notificações com recompensas exclusivas para reengajar jogadores inativos, mantendo-os por mais tempo.
Como implementar o retargeting nas minhas campanhas?
Para obter o máximo dessa estratégia, é necessário explorar ferramentas e práticas avançadas que garantam campanhas impactantes. Confira abaixo como implementar retargeting personalizado no seu app.
Anúncios dinâmicos
Os anúncios dinâmicos são fundamentais para criar experiências personalizadas em grande escala. Eles utilizam dados coletados do comportamento dos usuários, como itens visualizados ou ações incompletas, para gerar anúncios automaticamente ajustados. Plataformas como Google Ads e Facebook Ads permitem configurar campanhas dinâmicas que apresentam produtos ou serviços específicos já interagidos pelo usuário. Em seguida, o conteúdo é atualizado automaticamente, garantindo que os anúncios reflitam o histórico e as preferências individuais.
Use segmentação por intenção no funil de vendas
O sucesso do retargeting está em alcançar o público certo com mensagens adequadas ao estágio de cada usuário no funil de vendas. A segmentação por intenção permite que você direcione esforços para usuários com maior probabilidade de conversão.
Essa abordagem reduz custos e aumenta a eficiência, já que você direciona seus esforços para públicos segmentados de forma precisa, maximizando o retorno sobre investimento (ROI).
Explore IA e Machine Learning para otimização de campanhas
Ferramentas de inteligência artificial e machine learning têm revolucionado o retargeting. Elas analisam grandes volumes de dados para identificar padrões de comportamento e ajustar automaticamente as campanhas. Plataformas de automação de marketing, por exemplo, permitem ajustar a frequência dos anúncios e determinar o momento ideal para impactar o público.
Integre Dados de CRM
A integração de dados de CRM (Customer Relationship Management) às campanhas de retargeting personaliza ainda mais as mensagens e torna as ações mais relevantes. Os dados de CRM incluem informações como histórico de compras, frequência de uso e interações anteriores, possibilitando maior precisão na segmentação, uma comunicação alinhada às necessidades específicas de cada usuário e aumento na probabilidade de conversão e retenção de longo prazo.
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O retargeting personalizado vai além de trazer usuários de volta ao app; ele é uma estratégia fundamental para otimizar os resultados e maximizar o ROI. Com anúncios dinâmicos, segmentação estratégica, uso de IA e integração de dados de CRM, as campanhas se tornam mais relevantes, eficientes e impactantes.
No mercado competitivo de apps, entender o comportamento do usuário e criar experiências personalizadas não é apenas um diferencial: é uma necessidade.
Somos especialistas em mídia programática e te ajudamos a desenvolver uma estratégia de otimização e segmentação dos seus anúncios para que você tenha uma gestão de mídia completa e personalizada para sites e apps, com o mix ideal de canais para acelerar a aquisição de usuários e aumentar a performance das suas campanhas utilizando inteligência artificial na gestão de mídia e enriquecimento de dados.
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