Quando falamos sobre experiência do usuário, se destaca a marca que consegue reter o maior número de usuários ao proporcionar uma experiência positiva, engajada e personalizada.
A explosão do uso da Inteligência Artificial e de modelos de machine learning proporcionou uma melhora na personalização de conteúdos para o usuário, seja em campanhas de mídia paga ou até mesmo com algoritmos próprios dentro das plataformas.
A personalização com IA, fez com que reter, engajar e até mesmo reengajar usuários, se torna-se uma tarefa infinitamente mais fácil. Nesse conteúdo, vamos entender o que é personalização com IA e como aplicar no seu negócio.
O que é personalização com IA?
Experiência do usuário é a forma como uma pessoa interage com uma plataforma, marca, aplicativo e etc. Fazer com que essa experiência seja agradável é uma missão para todos que querem escalar seus negócios. A IA faz isso: usa tecnologia avançada para criar e adaptar a experiência de cada indivíduo, fazendo com que pareçam única e pessoal.
Com a análise massiva de dados relacionados ao comportamento, preferências e interações dos clientes, criando situações que atendam ou até mesmo antecipam as necessidades do usuário.
A ferramenta utiliza os dados de cada usuário para levar para cada um o conteúdo que mais se encaixa na sua jornada, enriquecendo a experiência e promovendo uma forte conexão.
Uma das estratégias mais comuns no e-commerce, por exemplo, é a sugestão personalizadas de produtos, a famosa aba: “você também pode gostar”. Mas antes de nos aprofundarmos neste tópico, vamos entender como a acontece esse processo?
Coleta de dados
A base de todo o processo é a coleta e análise da dados. Tudo é coletado, desde padrões de compra e comportamentos on-line, até interações com o atendimento ao cliente. A inteligência artificial agrega e examina grandes quantidades de informações para torná-las acessíveis para empresas que buscam entender seus usuários.
Análise preditiva e categorização
Com uma grande quantidade de dados coletados, a análise preditiva pode antecipar os interesses e comportamentos dos usuários durante a sua jornada online. Nesse caso, é possível oferecer proativamente outros produtos, ofertas e até mesmo conteúdos, como é o caso de plataformas de entretenimento.
Além de uma análise preditiva, também é possível categorizar usuários com base em qualidades e interesses parecidos e entregar recomendações baseadas em segmentações. Tudo isso realizado de forma orgânica, usando algoritmos próprios da sua plataforma, site ou aplicativo.
Essa foi uma das estratégias utilizada pela Temu, aplicativo que apareceu em destaque no setor de compras no Top apps de 2024. O App, ao entender a jornada do seu usuário, envia ofertas exclusivas e com valores competitivos para impulsionar os downloads. Você consegue acessar gratuitamente essas e outras estratégias mais a fundo, em nosso benchmarking de aplicativos.
Mídia programática e retargeting
Para além do orgânico, também é possível traçar estratégias de personalização operando campanhas de mídia paga. Isso pode ser feito para alcançar usuários que não finalizaram a compra, sugerindo produtos parecidos, ou até mesmo para reengajar usuários que já compraram com sua marca e levá-los a consumir e adquirir novos produtos. O nome dessa estratégia é retargeting, umas das técnicas mais eficazes para cross-selling.
Com a mídia programática, você consegue comprar mídia automatizada, realizando uma segmentação baseada em comportamentos e exibir ofertas relevantes no momento certo. Imagine que um cliente em potencial demonstrou interesse em um produto que você possui, só que no site da concorrência. A personalização com IA permite alcançar esse usuário e oferecer ofertas exclusivas para ele.
Aqui na RankMyAds sabemos que a mídia programática é um desafio para muitas empresas. Pensando nisso, desenvolvemos o Guia Completo de Mídia Programática. Entenda, execute e otimize suas campanhas de com precisão para alcançar resultados melhores.
A integração da personalização com IA na experiência do usuário representa um avanço significativo para empresas que buscam oferecer interações mais relevantes e satisfatórias.
Ao analisar grandes volumes de dados, a IA permite compreender profundamente o comportamento dos clientes, antecipar suas necessidades e fornecer recomendações precisas, como sugestões de produtos que realmente atendem às preferências individuais. Essa abordagem não apenas enriquece a jornada do usuário, mas também fortalece a lealdade à marca e impulsiona as taxas de conversão.
Agora que você já entende os benefícios de atrelar personalização com IA e campanhas de mídia, vamos colocar isso em prática?
Podemos te ajudar a otimizar e aumentar a performance das suas campanhas de mídia nos principais canais e formatos de compra do mercado, seja para aquisição de usuários ou retargeting.
Nossa gestão de mídia é completa e personalizada para sites e apps, com o mix ideal de canais para acelerar a aquisição de usuários e aumentar a performance das suas campanhas utilizando inteligência artificial na gestão de mídia e enriquecimento de dados.
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