Não é novidade que o universo do marketing é marcado por tendências digitais. Essas tendências podem ser representadas por trends, assuntos do momento, sazonalidades e pautas em alta na internet. E quem consegue surfar a onda das tendências, sai na frente com os resultados.
As campanhas sazonais, por exemplo, são essenciais no universo da mídia de performance, especialmente quando o objetivo é captar a atenção do público para vender mais (ou apenas gerar reconhecimento de marca) com épocas do ano específicas para o comércio. Com a abordagem certa, elas podem impulsionar as vendas, aumentar o reconhecimento da marca e aproveitar ao máximo os picos de consumo. Neste artigo, vamos explorar o que são campanhas sazonais, como planejar e executar essa estratégia, e as melhores práticas para obter resultados expressivos.
O que são campanhas sazonais?
As campanhas sazonais são ações de marketing alinhadas a datas comemorativas, estações do ano ou eventos específicos que impactam diretamente o comportamento de consumo. Exemplos muito comuns incluem a Black Friday, o Natal, dia dos namorados, volta às aulas ou até mesmo eventos esportivos globais.
No contexto de mídia paga, essas campanhas se destacam porque aproveitam a alta demanda de determinados períodos, maximizando o retorno sobre o investimento (ROI).
Por que as campanhas sazonais são importantes para mídia paga?
Durante períodos sazonais, os consumidores estão mais inclinados a gastar, o que torna mais fácil atrair cliques e conversões, representando uma alta intenção de compra. Além disso, costumam ser campanhas com altas oportunidades mas de concorrência acirrada, já que a busca por espaço por espaço é maior. Campanhas bem estruturadas podem destacar sua marca no meio de tantos anúncios.
Além disso, campanhas nesse modelo, são de alta relevância para o público alvo, demonstrando que sua marca está alinhada às necessidades e desejos atuais do consumidor.
Como criar campanhas sazonais de sucesso?
1. Se planeje antecipadamente
Comece planejando sua campanha com antecedência. Pesquise o comportamento do consumidor na sazonalidade em questão e identifique os melhores produtos ou serviços para destacar. Tenha em mente os resultados que você deseja alcançar e como chegar lá.
2. Defina metas claras.
Estabeleça objetivos específicos para poder metrificar os resultados com eficiência e desenvolver um planejamento estratégico: Aumentar vendas diretas? Melhorar o reconhecimento de marca? Captar leads para futuras campanhas?
Definir as metas é crucial para escolher os canais e as métricas de sucesso.
3. Estratégia de segmentação
Use os dados disponíveis para segmentar seu público. Por exemplo, durante o Dia das Mães, direcione anúncios para pessoas que demonstraram interesse em presentes, moda ou itens de beleza. Essas segmentações podem ser desenvolvidas no Meta Ads, por exemplo. Já ferramentas como Google Ads permitem criar audiências personalizadas com base em dados demográficos.
4. Criativos alinhados à sazonalidade
O visual e o texto do seu anúncio devem refletir a sazonalidade. Invista em imagens temáticas, cores específicas e mensagens que despertam urgência. Aqui na RankMyAds desenvolvemos um benchmarking onde reunimos 20 criativos para você se inspirar e capturar a atenção do seu usuário. Sabemos que muitas vezes os criativos são a alma do anúncio!
5. Orçamento ajustado
Datas sazonais podem ter custos por clique (CPC) mais altos devido à concorrência. Ajuste seu orçamento para garantir que seus anúncios permaneçam visíveis nos momentos de maior impacto.
As campanhas sazonais podem ser uma ótima estratégia de mídia paga, mas exigem planejamento estratégico e execução cuidadosa. Alinhar suas ações às datas mais relevantes para o seu público pode maximizar suas vendas e fortalecer sua marca.
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