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Campanhas de app installs vs. campanhas de conversão: quando priorizar cada uma.

No marketing mobile, a escolha entre campanhas de app installs e campanhas de conversão pode impactar diretamente os resultados de aquisição e monetização do seu aplicativo. 

Mas qual estratégia escolher e em que momento? Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre esses dois modelos, como utilizá-los para maximizar seus resultados e quais métricas acompanhar para avaliar o desempenho das campanhas.

O que são campanhas de App Installs?

As campanhas de app installs têm como principal objetivo gerar downloads diretos do aplicativo e são excelentes para aumentar o número de usuários e melhorar a visibilidade do app nas lojas. 

Usualmente são utilizadas em alguns momentos específicos da jornada do aplicativo, como no lançamento do aplicativo, para ganhar tração inicial e se destacar nos rankings nas lojas de apps. 

Também não é incomum empresas que estão investindo em expansão de mercado ou em aprimoramento do ASO (App Store Optimization) realizarem esse tipo de campanha, já que quanto maior a quantidade de instalações, maior a probabilidade de um bom ranqueamento e maior a sua visibilidade. Além disso, também é possível testar a aceitação do app no mercado antes de grandes investimentos. 

Os anúncios desse tipo de campanha podem aparecer em diferentes canais, como redes sociais, Google Ads, DSPs de mídia programática e Apple Search Ads, sempre direcionando o usuário para a página de download do app.

O que são campanhas de conversão?

As campanhas de conversão são focadas em incentivar os usuários a realizarem ações específicas dentro do aplicativo. Essas ações podem incluir: cadastro, primeiras compras e assinaturas, por exemplo.

Esse tipo de campanha é ideal para aplicativos que já possuem uma base consolidada e querem monetizar melhor seus usuários. Estratégias como retargeting, personalização de anúncios e ofertas exclusivas são bastante utilizadas nessas campanhas.

Além disso, campanhas de conversão costumam se basear em modelos de otimização avançados, utilizando dados de comportamento dos usuários para direcionar anúncios para aqueles com maior propensão a converter.

Quando priorizar cada uma?

A escolha entre campanhas de app installs e campanhas de conversão depende do estágio de crescimento do seu aplicativo e dos objetivos do seu negócio. Quer entender melhor sobre as fases dos aplicativos? Desenvolvemos o e-book “App Jouney: como planejar, crescer e gerar receita”. Baixe agora o material gratuito.

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Por exemplo, se o seu foco é crescimento e escalabilidade, priorize campanhas de app installs para aumentar o número de usuários ativos e consolidar sua presença no mercado.  Agora, se o seu foco é retenção e monetização, invista em campanhas de conversão para gerar receita e engajamento.

Dependendo da maturidade do seu aplicativo, é necessário estabelecer um equilíbrio entre as duas estratégias. Utilize campanhas de instalações para atrair novos usuários e, posteriormente, campanhas de conversão para garantir que esses usuários se tornem clientes fiéis.

A integração entre pode maximizar o retorno sobre investimento (ROI) e garantir uma jornada de aquisição mais eficiente, levando o usuário do primeiro contato com o app até a conversão final.

Como medir a efetividade das campanhas?

Como em todo processo de marketing e para garantir a qualidade e efetividade da estratégia, é necessário metrificar e monitorar os KPI’s para cada tipo de campanhas. 

Por exemplo, na modalidade app installs, você pode ficar de olho no CPI (Custo por instalação), no número de instalações e na taxa de retenção, para verificar a qualidade da aquisição de usuários.

Já para campanhas de conversões, algumas métricas são mais adequadas como o LTV (Lifetime Value) que indica o valor gerado por um usuário ao longo do tempo e a taxa de conversão. 

Durante o período de veiculação, fique de olho nos resultados prévios, pois assim é possível realizar otimizações e gastar dinheiro de forma mais positiva. Por exemplo, você pode alterar o orçamento de uma campanha que está mais rentável para seus objetivos ou até mesmo trocar criativos que não estão performando muito bem.

As campanhas de app installs e campanhas de conversão são complementares e devem ser utilizadas estrategicamente conforme a maturidade do aplicativo. Apostar na combinação certa dessas campanhas pode acelerar o crescimento do seu app e garantir um ROI sustentável e escalável.

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