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Porque os criativos são importantes para campanhas de performance e como melhorá-los?

No dinâmico universo do marketing digital, a eficácia das campanhas de mídia paga está diretamente ligada à qualidade dos criativos utilizados. 

Os criativos não são apenas elementos visuais ou textuais que acompanham seus anúncios; eles são a essência que capta a atenção do público, comunica a mensagem da sua marca e incentiva a ação desejada. 

Com a concorrência cada vez mais acirrada, investir em criativos impactantes tornou-se uma necessidade para quem busca se destacar e maximizar os resultados das suas campanhas. Criativos envolventes não só aumentam a visibilidade, como também podem melhorar diretamente métricas essenciais como CTR (taxa de cliques), CPC (custo por clique) e, claro, as taxas de conversão.

Os criativos de anúncios não precisam ser chatos e entediantes, nem igual aos outros milhares de concorrentes que disputam por alguns segundos de atenção dos seus consumidores. O seu criativo precisa se destacar! 

Mídia paga não se resume apenas em segmentação e macetes nas plataformas de anúncio. Após chegar na pessoa certa, você precisa convencê-la e isso acontece através dos criativos! 

Como desenvolver bons criativos?

É importante ter em mente que não existe fórmula mágica, o que funciona para uma marca, pode não funcionar para a sua. Mas é possível identificar tendências que dão certo em algumas marcas. Mas, resumidamente, é essencial que você entenda a importância de um bom uso de copywriting, visual atrativo, e prova social para gerar engajamento e conversão.

Use provas sociais para gerar mais confiança e identificação no seu público. Inclua influenciadores ou representações que aproximem a sua marca dos seus usuários. Mostrar pessoas reais interagindo com o produto é uma estratégia muito eficiente.

Outra boa prática é destacar os benefícios e trazer senso de urgência na sua copy. Crie CTAs atrativos que incentivem a ação imediata, utilizando palavras que remetam a exclusividade e urgência, como “quantidades limitadas” e “ofertas exclusivas”). Isso aumenta a conversão e engaja o público de forma direta.

Aposte na sinestesia dos seus usuários. Criativos que evocam sensações, como sons ou texturas, são muito eficientes para captar a atenção do usuário e criar uma experiência mais envolvente. Use imagens e palavras que remetam a experiências sensoriais do cotidiano.

Não se esqueça de integrar a sua copy com o imagético. A harmonia entre a imagem e o texto é essencial para transmitir a mensagem de forma clara e eficaz. Algumas marcas utilizam metáforas visuais que são esclarecidas com a copy, por exemplo.

Aproveite as tendências visuais e de redes sociais. Mantenha-se sempre atualizado com tendências populares nas redes sociais, como formatos de Reels, Stories, e até memes. Isso não só garante mais atenção, como também melhora o engajamento ao conversar com o público na mesma linguagem e formato.

Tá precisando de inspiração? Sabemos que desenvolver bons criativos e ficar por dentro das tendências mais atualizadas, nem sempre é uma tarefa fácil. Mas queremos facilitar isso para você! Desenvolvemos um benchmarking reunindo 20 criativos que vão te inspirar. Baixe agora o material gratuito e otimize os visuais de suas campanhas de anúncios.

campanhas sazonais; benchmarking de criativos

Como alcançar resultados melhores com os criativos?

O primeiro passo é a realização de um bom planejamento estratégico. E isso deve acontecer antes de iniciar o desenvolvimento dos seus criativos. É essencial definir claramente os objetivos da sua campanha e identificar seu público-alvo. Um planejamento bem estruturado permite o desenvolvimento de peças que conversem melhor com seu público, respondendo às suas necessidades. 

Nessa mesma linha, uma identificação adequada de públicos permite que sejam trabalhados criativos mais personalizados e com boa segmentação, criando materiais que atendam às necessidades de diferentes públicos.

Ao desenvolver seu planejamento, não se esqueça de incluir quais canais você irá trabalhar suas campanhas. Essa escolha permite a adaptação dos criativos para atender as necessidades de formato e públicos de cada canal, garantindo que o conteúdo seja exibido corretamente aos usuários da plataforma.

Não se esqueça de acompanhar o desempenho de cada criativo, só assim você vai entender o que deu certo e o que não deu, para aplicar otimizações em peças futuras. Se você preferir, pode ainda aplicar testes A/B para encontrar pontos exatos de otimização e melhorias.

Agora que você já sabe como desenvolver bons criativos, a RankMyAds te ajuda a otimizar e aumentar a performance das suas campanhas de mídia nos principais canais e formatos de compra do mercado, seja para aquisição de usuários ou retargeting.

Nossa gestão de mídia é completa e personalizada para sites e apps, com o mix ideal de canais para acelerar a aquisição de usuários e aumentar a performance das suas campanhas utilizando inteligência artificial na gestão de mídia e enriquecimento de dados. 

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